domingo, 10 de julho de 2011

Verbete


E você, menina boba? Ficou aí colocando bobos da corte em tronos de rei, distorcendo os fatos pra encaixar as vontades, amontoando pouquinhos de afeto pra chegar a um - um bom motivo sequer que conviesse à razão. Sabia o que era certo, mas estava satisfeita enquanto o errado não desse trabalho. Insistia em alargar as ideias que por fim se tornavam elásticos frouxos, deixando as palavras soltas por falta de amarras, de utilidade. Conhecia o começo, meio e, sobretudo, o fim, mas quanto mais relia história, mais se afastava da moral. Cheia de certeza, incapaz de seguir os próprios conselhos. Tantos foram os presenteados com um pouco grande demais do seu coração... sim, presenteados, pois presente é entregue de bom grado, arranca-se a etiqueta do preço e só quem oferece sabe o quanto custou. Então, é inevitável não se perguntar: e você, menina boba? Qual a parte que lhe cabe?
Você não sabe o que quer, apenas pensa que sabe. Vai ouvir que "felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude estão ausentes." Não confie na durabilidade da felicidade, menina boba, essa felicidade permanente que você espera encontrar em alguém. "fe.li.ci.da.de. s.f. 1.Qualidade ou estado de feliz." É assim que o dicionário define isso que você vive procurando vindo dos outros e nem sabe o que significa. Estado de feliz não delimita tempo, então aproveite enquanto puder. Essa felicidade de 5 sílabas encerra sua sina, e acredite, você a merece - pela falta de sorte no jogo e nos provérbios, por tropeçar parada, não ser de pano, vidro e muito menos porcelana, amar a chuva e o frio, falar alto, rir esquisito, por não saber dançar balé ou simplesmente dançar, por ter um ciúme corrosivo de seus livros, ouvir rock no último volume, não se importar em combinar as meias e por cada minúscula peculiaridade que só deve saber quem te amar demais, pois o bastante não é suficiente pra tudo isso. Te desejo sorte, menina boba, mas, acima de tudo, desejo voltar daqui a um tempo e consultar o seu sorriso antes do dicionário pra saber o que é ser feliz.

Um comentário:

  1. basta que eu tenha a oportunidade de estar diante das suas (maestrais) palavras, para que meu queixo caia e eu fique em embasbacada, ainda que eu não me esqueça nunca o quão diamante você é

    ResponderExcluir

deixe seus pingos nos Is: