quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tim Burton


Timothy William Burton, como consta no papel, é escritor e cineasta. Apaixonado por histórias de terror, suas obras têm um ar sombrio, gótico e surreal. Mas se você pensa que ele desenvolveu esse gosto por coisas soturnas depois de crescido, está meio enganado; Tim começou a trabalhar como aprendiz de animador nos estúdios da Disney - isso mesmo, aquele do Mickey, cheio de coisas fofas entre princesas e outras mais. Acontece que, quando era pequeno, ele gostava de ler livros do Edgar Allan Poe e ver filmes de terror, daí o interesse por coisas que a maioria das crianças não é muito chegada. Saindo das terras de Mickey Mouse, Tim participou de bons filmes, como Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice) e Batman - O Retorno (Batman Returns), mas foi em Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands) que todo mundo sacou aquele sujeito com cara de maluco. Além do mais, surgiu a duradoura parceria entre Tim Burton e Johnny Depp, que, convenhamos, deu muito certo. Foram 7 filmes juntos, incluindo A Fantástica Fábrica de Chocolate, Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco da rua Fleet e Alice no país das maravilhas.


Mas o que eu realmente queria mostrar aqui é uma série de flashs criada por Tim Burton, chamada O mundo de Stain Boy, que pode ser acompanhada no youtube. Stain Boy é um personagem que apareceu no livro A morte melancólica do Rapaz Ostra (Melancholy Death of Oyster Boy), uma reunião de poemas escritos e ilustrados pelo cineasta, histórias sobre crianças com vários defeitos - Tim Burton's tragic toys, for girls and boys. Stain Boy, o menino mancha, trabalha pra uma agência policial e precisa investigar estranhos casos. Esses mesmos casos também são personagens tirados do livro de poemas, como Roy, o menino tóxico, e a garota que olha fixamente.
No site oficial de Tim Burton, aqui, você pode visitar uma galeria de desenhos feitos por ele, movendo Stain Boy. Mergulhe de cabeça no curioso mundo de Tim e divirta-se.


2 comentários:

  1. Eu adoro esse cara! E ele tem um estilo próprio mesmo. Se você vir uma animação e for parecido com esses traços, você já sabe que foi dele! :D

    http://thaisacorrea.com/b/

    ResponderExcluir

deixe seus pingos nos Is: